O que uma empresa tão grande no cenário pode ter feito pra dar errado?
Opa aqui é o Danilo e assim como muitos eu me questiono como uma empresa tão importante como a Azubu TV “sumiu do nada”.
Ela evapororou sem deixar (praticamente!) rastros, foi aí que resolvi dar uma pesquisada pra você!
Acredite deu trabalho, apesar da AZUBU TV ser bem famosa a informação sobre o que aconteceu com ela é rara! hahaha
O que era a AZUBU TV?
Assim como a TWITCH, a AZUBU TV era uma plataforma de streaming que foi criada na coréia do sul. Inaugurou oficialmente no Brasil em março de 2015 e focava nas streams para eSports.
Ela ganhou muito espaço na época pois realizou muitas parcerias com diversos times nacionais da época. Sendo alguns deles a Pain Gaming e a INTZ.
Essa foi sua maior força na época e já explico como se tornou também sua fraqueza. O CEO da empresa Ian Sharpe disse que o povo brasileiro era apaixonado por seus ídolos e os acompanhavam fielmente.

Logo essa parceria com os times profissionais marcou a presença da AZUBU TV no país. Inclusive muita gente sente falta dela até hoje.
Essa estratégia trouxe na época um número enorme de audiência e mais e mais profissionais querendo entrar na plataforma.
A Azubu no início inclusive só te permitia streamar se você fosse “convidado”. Eles analisavam sua fan base, carisma, potencial entre outras coisas).
A fórmula de parcerias com profissionais do e-sports deu tão certo aqui no Brasil. A empresa tentou implementar em outros países esse modelo, como na índia por exemplo.
Além de estar bem “grudada” com os eventos de e-sports em si, sediando eventos como o campeonatos na Arena MAX5.
A fusão da Azubu TV com a Hitbox e a criação da Smashcast
Em 2017 a AZUBU TV adquiriu a HITBOX (em uma negociação milionária de aproximadamente 10 milhões de dólares) mudando toda a identidade visual e tentando bater de frente com a Twitch TV, chegando a se tornar o maior site de empresa independente de lives de E-Sports na época.
Era uma nova era, todos que tentavam entrar no site da Hitbox ou da Azubu caiam automaticamente no site da Smashcast.
Aparentemente a Smashcast viria com tudo quanto é investimento e chegou a ter Apps no Google play e na App Store.

Além de criar um recurso chamado Hype-o-meter (que as plataformas atuais poderiam implementar inclusive!!), o recurso basicamente mostrava um “termômetro” de cada torcida dos times em tempo real.
Eles chegaram a investir também em estúdios de produção de conteúdo em Viena (Áustria) com a intenção de aumentar cada vez mais a qualidade dos conteúdos voltados para E-Sports.
Tudo parecia promissor certo?
Decadência e esquecimento
Apesar de serem reconhecidos no mercado e pelo grande público, assim como investiram muita grana, com o tempo também acumularam dívidas milionárias.
As promessas que fizeram de implementar diversas ferramentas de integração com a audiência, mais estúdios e mais estrutura para os produtores de conteúdo da plataforma deixaram a empresa com dívidas cada vez maiores que deixou a empresa com uma fama negativa (afinal se você não paga quem deve fica difícil ter uma boa fama certo?).

A empresa chegou a prometer que manteria os contratos e valores com seus streamers por email mesmo após a fusão.
Porém não foi o que ocorreu e algumas empresas intermediárias como a Keyd Stars chegaram até a sofrer com a inadimplência da AZUBU TV deixando de pagar streamers gigantes no cenário da época como o Yetz, Gordox, Muca Muriçoca, Axt, Pato papão, Jukes entre muitos outros.
Gordox, yeTz, Pato Papão e mais: Keyd deve ‘mais de R$ 200 mil’ para streamers
Após 1 ano, Keyd ainda tem dívida com yetz, gordox e mais streamers da Azubu
Além disso a relação da empresa com os investidores (que bancam todos os custos esperando um retorno financeiro) não estava nada boa.

Isso fez com que a empresa botasse o pé no freio nos investimentos e com o surgimento de diversas concorrentes no mercado como a Mixer, Streamcraft, Cube, Nimo entre outras além das já existentes Youtube e Twitch fizessem o público abandonar a plataforma cada vez mais.
Entretanto atualmente em 2019 a plataforma Smashcast conta com uma audiência quase inexistente. Apesar de ter sido muito importante há alguns anos no cenário hoje é apenas um flagelo do que havia sido.
Fontes:
É triste gente mas às vezes por erros administrativos e decisões envolvendo dinheiro o barco afunda! 🙁
Opa,
o que você achou deste conteúdo? Me fala aí nos comentários.