Será o FIM do Youtube Kids? Como isso AFETA canais GAMERS? – Danilo Benetti

Últimas Novidades

Será o FIM do Youtube Kids? Como isso AFETA canais GAMERS?

Danilo Benetti
Escrito por Danilo Benetti
Será o FIM do Youtube Kids? Como isso AFETA canais GAMERS?
Junte-se a mais de 800 streamers e alcance o próximo nível

Cadastre-se para as aulas ao vivo e aprenda conteúdos exclusivos focado em streamers

É o fim do conteúdo infantil no youtube? Será que o Youtube Kids vai acabar? Como isso pode afetar os produtores de conteúdo gamers?

Nesse artigo vou explicar toda a situação que fez o youtube levar uma multa milionária (170 milhões de dólares pra ser mais exato) e as decisões tomadas pela plataforma após isso.

Porque o Youtube tomou essa multa?

Basicamente toda propaganda que você assiste no youtube é direcionada, ou seja, elas tendem (nem sempre isso é válido) a combinarem com o seu perfil.

Ao contrário de boa parte das mídias tradicionais (como TV, rádio, jornais, revistas, etc). A propaganda digital é muito mais eficiente pois atinge com muito mais eficácia o público-alvo gastando muito menos dinheiro.

E esse é um dos principais motivos que as mídias tradicionais perderam tanta força nos últimos anos.

O problema é que o youtube fazia isso com as crianças que assistiam a plataforma também, violando assim a lei de proteção da privacidade online infantil.

O FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) chegou a conclusão que o Youtube violou tais leis pois para utilizar tais informações é necessária a notificação prévia dos pais das crianças.

Sendo assim, foi aplicada uma multa de 170 milhões de dólares (ou aproximadamente 690 milhões de reais) à plataforma.

O Prejuízo e suas consequências

Assim que levou a multa a plataforma emitiu um comunicado oficial que em até 4 meses ocorrerão medidas drásticas no site relacionadas a conteúdo infantil.

São elas:

  • Qualquer conteúdo considerado infantil pela plataforma terá a publicidade direcionada desativada;
  • Todo e qualquer usuário da plataforma que acessar conteúdos infantis terão seus dados tratados como se fossem para crianças (restringindo coleta e uso de dados além de notificações);
  • Os conteúdos infantis deverão ser apontados manualmente pelos criadores de conteúdo;
  • O youtube focara em melhorar o seu algoritmo para detectar se os vídeos terão conteúdo infantil e isso poderá incluir personagens, temas, brinquedos ou games infantis;

Isso significa que a monetização de canais infantis cairá drasticamente e na própria nota oficial em seu blog o youtube comenta que sabe que isso impactará diretamente canais infantis.

Além disso o youtube pretende aumentar investimentos para incentivar os pais a utilizarem o aplicativo Youtube Kids (que possui moderação e filtros mais apropriados para crianças).

Já não é novidade que o youtube toma decisões drásticas de negócio e que sempre deixa os produtores de conteúdo em segundo plano.

Essa não é a primeira vez que algo assim acontece. Isso já ocorreu no passado com os youtubers gamers que tiveram que mudar completamente o estilo do canal ou morrer no anonimato.

Isso se deve pois youtube praticamente matou o conteúdo gamer da plataforma há alguns anos e eu conto com detalhes aqui.

Mas também é fato que a plataforma não correrá o risco de forma alguma de levar nossas multas.

Tamanho do Youtube

O youtube de acordo com informações da própria plataforma possui mais de 1,9 Bilhões de usuários ativos todos os meses. Sendo que 70% da exibição dos vídeos ocorre em dispositivos móveis.

Não é novidade que a maior parte do público é bem jovem (entre crianças e adolescentes).

E isso reflete diretamente no tamanho dos maiores canais da plataforma (que são infantis, como por exemplo a Galinha Pintadinha, Luccas Neto e AuthenticGames).

Isso pode e irá afetar muitos canais financeiramente que produzem conteúdos infantis (Youtube Kids) e que dependam primariamente da renda no youtube.

E como isso pode afetar os gamers?

Como já havia dito anteriormente o algoritmo do youtube vai procurar detectar possíveis conteúdos infantis que não foram apontados manualmente pelos produtores de conteúdo.

As regras que ele vai usar (de acordo com o que o próprio youtube avisou) para considerar conteúdos infantis são:

  • Personagens;
  • Temática;
  • Brinquedos;
  • Games infantis;

E esse é exatamente o problema, o Youtube não possui apenas uma infinidade de regras. A subjetividade com que ele as aplica afeta diretamente os criadores de conteúdo.

O suporte é robótico e péssimo pra esclarecer dúvidas. Além disso há diversos casos similares em que as regras se aplicam e outros que não.

Logo, games infantis é algo muito subjetivo. Você pode fazer vídeos do mesmo jogo para o público infantil ou para o público adulto.

E se o youtube julgar que todo conteúdo de determinado jogo é considerado infantil. Independente da temática do seu vídeo, você pode muito bem ter a monetização do vídeo afetada.

Fora que as notificações dos vídeos ficarão completamente comprometidas.

Como lidar com essa situação?

É importante não depender de apenas uma plataforma para se divulgar. Os produtores de conteúdo sempre devem procurar estarem no máximo de redes sociais possível.

Além disso não devem depender apenas da monetização de anúncios do AdSense.

Todo produtor de conteúdo pode e deve saber monetizar a sua audiência por conta própria. Depender da boa vontade das plataformas pra isso é loucura!


É por isso que gosto de ensinar a galera a ganhar dinheiro de formas diferentes. Não dependam de adsense nunca minha gente!

Fontes:

https://www.ftc.gov/tips-advice/business-center/privacy-and-security/children%27s-privacy

https://youtube.googleblog.com/2019/09/an-update-on-kids.html

https://www.youtube.com/intl/pt-BR/about/press/

Opa,

o que você achou deste conteúdo? Me fala aí nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *